A dificuldade em interpretar sons pode afetar significativamente a vida de uma criança, comprometendo sua socialização e desempenho escolar.
E tem um agravante: muitos pais e mães demoram pra procurar ajudar confundindo os sinais dessa condição com outros, como desinteresse, apatia.
A dica nesses casos é procurar ajuda especializada e, nesse ponto, o apoio do fonoaudiologista infantil faz toda a diferença: ele tem a formação necessária e os equipamentos adequados para investigar a origem do problema e, dessa forma, propor a abordagem adequada.
O Treinamento Auditivo Acusticamente Controlado (TAAC) é uma abordagem eficaz para ajudar crianças com dificuldades no processamento auditivo, proporcionando uma melhora na forma como o cérebro interpreta e processa os sons captados.
O Transtorno do Processamento Auditivo (TPA) ocorre quando o cérebro tem dificuldade em interpretar corretamente os sons, mesmo que a audição da criança esteja normal, ou seja: os pequenos escutam perfeitamente, mas não conseguem organizá-los ou compreendê-los adequadamente.
Se você identificou alguns desses sinais no seu filho é importante procurar ajuda especializada, que deve incluir o fonoaudiologista especialista no atendimento infantil para iniciar o tratamento o quanto antes, de forma a evitar prejuízos na formação intelectual e emocional do seu filho.
Dra. Lizandra Resende
O Treinamento Auditivo Acusticamente Controlado (TAAC) é uma abordagem terapêutica realizada em um ambiente controlado, onde a criança é exposta a diferentes estímulos sonoros de forma direcionada.
O objetivo é aprimorar a capacidade do cérebro de processar os sons de maneira eficiente, desenvolvendo habilidades auditivas fundamentais para a comunicação e o aprendizado.
Entre em contato com a Dra. Lizandra Resende